top of page
transcriações entre japão e ocidente - ativismos, redes de afeto e processos de criação -

A noção de transcriação foi proposta pelo poeta, semioticista, tradutor e professor Haroldo de Campos, a partir dos anos 1990, em diversos livros e artigos de sua autoria. Desde então, tem sido estudada como um operador poético fundamental para analisar as experiências imaginativas do Japão no Ocidente e, especialmente, no Brasil. Os ensaios e depoimentos, incluídos nesta coletânea, nos convidam a um deslocamento, não apenas geográfico, mas nos modos de pensamento.Sugerem também trajetórias inusuais, desmanchando idealizações e fantasias acerca das alteridades, para ativar uma outra maneira de imaginar a arte, a política, o corpo e o desejo. Há exemplos da literatura, da performance, das narrativas feministas, do teatro e das mídias, tendo em vista analisar a potência das transcriações e suas redes fabulatórias. O livro é um convite para escapar das dicotomias estanques entre Oriente e Ocidente.

Transcriações entre Japão e Ocidente

novos orientalismos e micropoliticas anticoloniais christine greiner marco souza paula faro japanese bug

Ensaios apetitosos transitam por leituras acadêmicas e experiências pessoais, apresentando uma diversidade surpreendente de novos orientalismos e seus impactos. Dos uigures no interior da China aos mestres de yoga da Índia florestal. Dos atravessamentos teatrais entre África e Japão aos diálogos dançantes entre Michael Jackson e a trupe coreana BTS. Dos ensinamentos de tai chi mundo afora aos pintores imigrantes japoneses que se estabeleceram no Brasil. A nossa escolha aqui, são mesmo os deslocamentos e suas estratégias de criação. Ao peregrinar, ideias, pessoas e movimentos fazem emergir múltiplas questões que desconfiam dos parâmetros dados de identidade. São essas novas redes que alimentam um circuito pouco explorado de espelhamentos e distanciamentos, complexificando os modos de lidar com as alteridades.

Novos orientalismos e micropolíticas anticoloniais

Fabulações do Corpo Japonês christine greiner n-1 japanese bug

O impacto da arte e da cultura japonesa em algumas experiências que fabularam o Japão desde a chegada dos primeiros missionários à Nagasaki até alguns processos de criação contemporânea, passando pela dança, performance, artes visuais, literatura e cinema. Este é o tema principal deste livro. Através de pequenos textos apelidados de sismografias de corpos e imagens, sugerimos que a potência da arte é fazer da alteridade um estado de criação.

Fabulações do Corpo Japonês: N-1

LeiturasdoCorponoJapão christine greiner n-1 japanese bug

Aqui diferentes visões do corpo no Japão inventam uma metodologia de deslocamentos, reunindo autores japoneses que saíram do Japão e autores ocidentais que estudaram no Japão. A mudança de perspectivas cria redes de percepção e singularidades, que negligenciam deliberadamente o binômio Oriente-Ocidente. Pequenos poemas e notas de viagem entrelaçam as narrativas.

Leituras do Corpo no Japão: N-1

Imagens do Japao christine greiner japanese bug marco souza

Artigos escritos por jovens pesquisadores e por professores renomados do Brasil e do exterior, refletem sobre o impacto das imagens do Japão em linguagens como a dança, as artes visuais, o teatro e as mídias.

Imagens do Japao 2 experiencias e invencoes christine greiner marco souza japanese bug

Artigos escritos por jovens pesquisadores e professores renomados do Brasil e do exterior, analisam o impacto das imagens do Japão no cinema, na música e no universo pop.

Baixar pdf

Intoxicações Carne christine greiner gal oppido japanese bug

Este livro fabula um encontro ficcional entre Gal Oppido e o lendário artista japonês Yukio Mishima. Tudo que parece ter importado para Mishima está aqui: a fixação pelos samurais, a obsessão pelos pilotos kamikaze, os corpos olímpicos, vestígios de cenas clássicas de cinema, máscaras, estátuas gregas iluminadas por rasgos de sol e outras anarquias poético-teatrais.

 Ao trazer como ponto de partida das imagens, a sua longa pesquisa sobre shunga, Gal inventa ainda novas tecnologias excêntricas de corpos, mídias, cidades e guerras.

Intoxicações poéticas da carne: N-1

Traduções

lecturas del cuerpo en japon _christine greiner _japanese bug
Capa Fabulaciones del cuerpo japones  _christine greiner _japanese bug
HIJIKATA tatsumi pensar um corpo esgotado kuniichi uno  _christine greiner _japanese bug
Corpos da memoria  _christine greiner _japanese bug
livrokunichi genese de um corpo desconhecido kunichi uno  _christine greiner _japanese bug
relatos de um 3 gato viajante  _christine greiner _japanese bug
saya murata querida konbini  _christine greiner _japanese bug
o assassinato do comendador vol 1 haruki murakami   _japanese bug
museu do silencio yoko ogawa rita kohl japanese bug
ouça a canção do vento pinball haruki murakami rita kohl japanese bug
o assassinato do comendador haruki murakami rita kohl japanese bug
sul da fronteira oeste do sol haruki murakami rita kohl japanese bug
terraqueos sakaya murata rita kohl

 As obras literárias foram todas traduzidas por Rita Kohl. 

Outras Publicações

As pesquisas abaixo foram publicadas a partir de 1998. Algumas são de minha autoria, outras de pesquisadores que integram o grupo como Marco Souza, Cecilia Saito, Michiko Okano e Fernanda

Raquel, entre outros. Alguns títulos são voltados especificamente a temas da cultura japonesa, mas há também debates que lidam com atravessamentos para pensar (e questionar) as epistemologias do corpo e da arte, buscando perspectivas diversas. 

o kuruma-ningyo-e-o-corpo-no-teatro-de-animacao japones marco souza japanese bug
Hikikomori.jpg marco souza
Corpo artista - web.
Corpo em crise.jpg christine greiner japanese bug
OCorpopistasparaestudos%20indisciplinare  christine greiner japanese bug
buto  christine greiner japanese bug
performance na esfera publica  christine greiner japanese bug
Arte agora  christine greiner japanese bug
Em%20busca%20do%20Jap%C3%A3o%20contempor  christine greiner japanese bug
michiko okano japanese bug
OTeatroN%C3%B4eoOcidente_edited.jpg  christine greiner japanese bug
bottom of page