top of page
transcriações entre japão e ocidente - ativismos, redes de afeto e processos de criação -

A noção de transcriação foi proposta pelo poeta, semioticista, tradutor e professor Haroldo de Campos, a partir dos anos 1990, em diversos livros e artigos de sua autoria. Desde então, tem sido estudada como um operador poético fundamental para analisar as experiências imaginativas do Japão no Ocidente e, especialmente, no Brasil. Os ensaios e depoimentos, incluídos nesta coletânea, nos convidam a um deslocamento, não apenas geográfico, mas nos modos de pensamento.Sugerem também trajetórias inusuais, desmanchando idealizações e fantasias acerca das alteridades, para ativar uma outra maneira de imaginar a arte, a política, o corpo e o desejo. Há exemplos da literatura, da performance, das narrativas feministas, do teatro e das mídias, tendo em vista analisar a potência das transcriações e suas redes fabulatórias. O livro é um convite para escapar das dicotomias estanques entre Oriente e Ocidente.

https://annablume.com.br/assets/ebooks/transcriacoes-entre-japao-e-ocidente-online.pdf

SIMPÓSIO

O Simpósio Transcriacões entre Japão e Ocidente, parte da noção de transcriação proposta pelo poeta, semioticista, tradutor e professor Haroldo de Campos. Este “operador poético” começou a circular a partir dos anos 1990, em diversos livros e artigos de sua autoria. Desde então, tem sido estudado para analisar as experiências imaginativas do Japão no Ocidente e, especialmente, no Brasil. As apresentações e depoimentos que fazem parte do evento, nos convidam a um deslocamento, não apenas geográfico, mas nos modos de pensamento. Sugerem também trajetórias inusuais, desmanchando idealizações e fantasias acerca das alteridades, para ativar uma outra maneira de imaginar a arte, a política, o corpo e o desejo. Entre os participantes estão os professores Seth Jacobowitz (Universidade do Texas), Christine Greiner (PUC-SP) e Fernanda Raquel (UNESP); e as pesquisadoras Beatriz Aoki, Thany Sanches e Scarlett do Valle.

O Simpósio foi realizado em maio de 2024 na PUC SP

transcriações japão e ocidente _christine greiner _puc sp _simposio

TraNSCRIAçÕES ARtísticas

Produções artísticas de alguns participantes do Centro de Estudos Orientais relacionadas às transcriações Japão e Ocidente

Thany Sanches

Plinio Ribeiro

Beatriz Aoki

Christina Elias

Ana Genioli

Christina Elias